Entrevista com Paula Pimenta- Autora da série Fazendo Meu Filme

19 de jan de 2011 ·

Olá pessoal! hoje tenho o maior orgulho que apresentar para vocês a primeira entrevista do blog, e pelo visto eu não estreei mal não! haha' Não quero nada mais, nada menos que Paula Pimenta, autora da série Fazendo Meu Filme e uma de minhas autoras favoritas! Bem, espero que vocês gostem da entrevista, eu achei que ficou super divertida e interessante, nela você vai descobrir mais sobre a Paula Pimenta, e veja só, ela que está ligadíssima em Vampire Academy! haha' choquei! E saiba MUITO mais...Como surgiu o nome Estefânia, como foi o processo de criação do primeiro livro, sobre suas inspirações e sua carreira como cantora e atriz! Aa e claro, o como ela consegue responder a todos os recados nos sites de relacionamento! ;o  Peço também para que TODOS vocês (os que já leram o livro ou não) para participarem do baixo assinado que fará Fazendo Meu Filme virar filme!! Por favor, ajudem nesta causa, clicando AQUI!

1. Paula. Eu que li apenas Fazendo Meu Filme 1 e admito que já me apaixonei pelo seu trabalho e estou louca para ler os outros livros. É notável toda essa sua habilidade com as palavras, mas principalmente com uma coisa chamada: Imaginação rsrsr... Gostaria  de saber, para você, como foi criar esta história. Quero dizer, como foi o processo de criação? Se tudo já estava na sua cabeça pronto para ir pro papel ou se você apenas deixou fluir e as ideias foram surgindo?
Na verdade foi meio de repente, eu não planejei nada. Em outubro de 2004, exatamente na noite do início de ‘horário de verão’, eu estava no computador e de repente tive a ideia de começar um livro falando exatamente sobre isso: Duas amigas que saíam, mas que tinham que voltar no horário imposto pelo pai de uma delas. Com o adiantar do relógio, elas acabavam perdendo uma hora (mais tarde essa passagem acabou virando o capítulo dois do livro). Quando comecei a escrever, eu nem tinha ideia do que viria, só mais tarde é que pensei no tema principal do livro, que é o dilema da Fani entre largar o grande amor para fazer intercâmbio ou deixar de viajar para ficar com ele. As características dela, como a paixão por cinema, surgiram um pouco depois também.

2. Uma das coisas que eu me identifiquei em fazendo meu filme foi sem duvidas os filmes favoritos de Fani, acredite, eu também adoro estes filmes de amorzinho rsrsrs. Gostaria de saber se daquela lista muitos também são seus favoritos ou se são apenas da personagem. E aproveitando esta questão gostaria de levantar o tema: O quanto de você tem em Fani ou em algum personagem?
A maioria dos filmes da Fani são os meus preferidos também. Especialmente no primeiro livro, escolhi os que eu mais gostava, inclusive eu já sabia de cor várias daquelas citações que abrem os capítulos. A partir do segundo livro tive que começar a pesquisar, mas procurei exatamente nos filmes que eu já conhecia e gostava. A Fani é um pouco parecida comigo, mas bem mais com o que eu sou hoje do que com a adolescente que eu fui. Assim como ela, eu sou sonhadora, tímida, adoro ficar em casa... Mas na época da adolescência eu era mais parecida com a Natália, adorava sair, paquerar, não ficava em casa nunca!


3. Pode achar engraçado, mas eu sempre fiquei pensando sobre esta relação entre o autor e o nome dos personagens... Me pergunto se alguns deles são inspirados em amigos e familiares. Muitas vezes este tipo de coisa esconde algo interessante não é? rs. E aproveitando... Menina! De onde você tirou o nome Estefânia? Rsrs. Foi já pensando no apelido, ou tem alguma história curiosa por trás disso também?
Eu peguei algumas características de pessoas que eu conheço e coloquei nos personagens, mas não todas. Como eu disse acima, a Fani se parece um pouquinho comigo. A Gabi é um “mix” de várias amigas minhas, o Leo se parece um pouco com o meu melhor amigo de adolescência, que tinha mania de gravar músicas pra dar de presente… Mas realmente são apenas pequenos detalhes que eu incluí nos personagens, a maior parte da personalidade deles eu criei.
O nome da Fani foi totalmente por acaso. Eu tinha um daqueles livrinhos de significados de nomes e quando comecei a escrever, resolvi em qualquer página, pra escolher um nome legal. E aí dei de cara com: “Fani: diminutivo de Estefânia” (Estefênia tem origem grega e significa Coroa, Diadema, Realeza). Adorei. Minha personagem já nasceu com nome e apelido!


4. Agora, indo um pouquinho mais profundo... Gostaria de saber quando você começou a se apaixonar por livros e qual foi o primeiro que você se apaixonou? E entrando neste tema, gostaria de saber como você se sente nesta comparação com a Meg Cabot?
Desde que aprendi a ler nunca mais parei. Acho que o primeiro livro que eu fiquei apaixonada foi “A menina das caretas”, de Elza Cesar Sallut. Eu tinha seis anos quando li esse livro. Lembro que depois que terminei, reli tantas vezes que até sonhei com a história! 
Me sinto muito honrada com a comparação com a Meg, pois ela é minha “ídola” máxima, sou muito fã mesmo. Ela é minha maior influência, e tudo que ela escreve eu devoro e indico. Talvez seja por isso que o estilo dela tenha ficado inerente ao meu jeito de escrever. Acho que quando a gente lê demais os livros de um certo autor, acaba pegando um pouco do jeito dele... Mas na verdade eu considero a Meg incomparável...

5. Terminei de ler Fazendo meu filme, sabe qual foi à primeira coisa que fiz? (depois de resenhar no blog, é claro) Saber ainda mais sobre você. E OMG, menina quantos talentos cabem neste corpinho lindo? Rsrsrs. Quero dizer, você canta, atua, compõe suas musicas e a melodia no violão (que também toca muito bem *-*), além de ser uma ótima escritora. Tem mais alguma coisa que você saiba fazer e esta escondendo o jogo? Hsuh E como você organiza tudo isso na sua vida? Quero dizer, tem uma listinha pregada na parede com sua rotina, ou as coisas apenas surgem?
Hahaha, obrigada pela parte do “corpinho lindo”! (Bem que eu gostaria...) Acho que você descobriu tudo, não tem mais nada escondido, vamos ver... Hum, eu sei fazer um pavê sonho de valsa maravilhoso, serve? :)
Bom, eu tento priorizar o que é mais importante em cada momento. Por exemplo, atualmente estou abdicando um pouco da música para me dedicar aos livros, pois acho que é o momento deles. Mas daqui a um tempo posso resolver que quero voltar a compor com mais frequência e aí terei que deixar a escrita um pouco de lado... Meu sonho era que meu dia tivesse umas 72 horas, para que desse tempo de fazer tudo o que eu gostaria!


6. Você é uma ótima escritora, no momento eu posso dizer que é a melhor no gênero YA do Brasil. E com isso, claro, você tem muitos fãs na internet, suas redes sociais vivem cheias de recados, depoimentos... E o mais incrível é que você sempre está respondendo todos. Gostaria de saber, como você consegue sempre responder, se você tem um horário do dia dedicado a seus fãs.
Eu tento responder tudo, mas está cada vez mais difícil, pois o volume só aumenta e o meu tempo livre só diminui. Estou até pensando em contratar uma assistente pra me ajudar, alguém se habilita? :)
Agora, por exemplo, estou precisando me dedicar à finalização de “Fazendo meu filme 4” e ao primeiro livro da minha próxima série, mas uso muito do tempo que eu deveria estar escrevendo para responder os recados dos leitores (e também as entrevistas, sabe... Rs!). Mas realmente conversar com os leitores é uma coisa que eu gosto de fazer, até hoje me emociono com as declarações de carinho e com os elogios! Esse contato é a parte mais gratificante da profissão de escritora.

7. Bem, em seu perfil no livro da para se perceber que em sua vida as coisas simplesmente foram acontecendo, e vindo... Quero saber se quando você escreveu FMF já era com a intenção de ser um grande sucesso ou se simplesmente as coisas foram acontecendo... E também claro, quando você decidiu ser escritora?
Quando eu comecei a escrever “Fazendo meu filme 1”, eu nem imaginava que viria a publicar. Acontece que durante o processo de escrita, eu fui mandando os capítulos para minha mãe e duas amigas, e elas simplesmente não me deixavam em paz enquanto eu não mandasse mais e mais... Então eu comecei a perceber que aquele livro tinha alguma coisa especial. Porém, foi só quando terminei que me deu a maior vontade de mostrar para o mundo, eu fiquei muito emocionada com o final e queria que as pessoas sentissem aquilo também.
Eu não decidi ser escritora, foi realmente uma coisa que foi acontecendo... Eu sempre gostei de Português no colégio, adorava fazer redações… Na época do vestibular, resolvi fazer Jornalismo, para profissionalizar esse amor pela escrita. Mas logo no começo do curso, eu me decepcionei. Descobri que eu não queria relatar os fatos imparcialmente e, sim, colocar emoção nas linhas. Os meus professores, ao lerem as minhas matérias jornalísticas, perguntavam se eram crônicas. Foi quando eu descobri que era aquilo que eu queria, me colocar dentro da história, opinar, criar. E, por isso, acabei transferindo de curso, para poder ser mais criativa. Me formei em Publicidade e Propaganda. Mas foi com “Fazendo meu filme” que eu realmente descobri que o que eu mais gosto de escrever são romances.

8. Bem, como disse, eu pesquisei bastante sobre você e me apaixonei por muitas de suas musicas. Realmente não posso deixar de reparar que todas são bem românticas. Então é que veio à pergunta: Paula Pimenta uma mulher tão romântica e sonhadora... Será que tem algum "muso" inspirador ai por trás? Rsrsr Bem, na verdade gostaria de saber mesmo se muitas de suas musicas (ou até mesmo os livros) foram inspirados em alguém, ou algum acontecimento de sua vida...
Descobriu meu ponto fraco, né? Hahaha! Realmente sou bem romântica e todas as minhas músicas foram inspiradas em momentos que já vivi. Algumas partes de “Fazendo meu filme” eu também tirei da minha própria vida, mas apenas no começo. A partir de um momento do livro deixou de ser minha história para se transformar na da Fani.


9. Desculpe se isso parecer um tanto intruso rsrsrs, mas admito que estava fuçando um pouco no seu Orkut procurando mais informações e me deparei com um recado de uma menina conversando com você sobre Vampire Academy! Pois é, sou super fã desta série e não resisti... Quero saber qual é a sua relação com estes livros YA que agora (assim como o seu) estão super na moda...
Eu estou lendo o quarto livro de Vampire Academy, estou adorando, é uma série extremamente viciante e confesso que até me surpreendi por eu estar gostando tanto, pois eu estou completamente saturada com o tema “vampiros”. Os livros que mais gosto são aqueles em que os personagens são “reais”, de carne e osso, como a gente. Eu gosto muito de ler um livro e poder me identificar.


Para finalizar que tal umas rapidinhas? HAHA’ 

Melhor livro: Griffin e Sabine (Nick Bantock)
Melhor autor: Meg Cabot
Onde você fica em paz: Na minha casa, quando estou sozinha.
Melhor momento do dia: Madrugada
Um amor: Meu namorado
Um vício: Internet
Um filme: 10 coisas que eu odeio em você
Um sonho: Atualmente, quero que “Fazendo meu filme” vire um filme!
Conto de fadas favorito: A Bela Adormecida
Comida predileta: Chocolate
O que você mais odeia: Falta de planejamento
3 musicas que entram na trilha sonora da sua vida: Linger (The Cranberries), A Lua (MPB-4) e Lua e Estrela (Vinícius Cantuária).

Musica Qualquer Clichê de Paula Pimenta (Já ouvi umas mil vezes*-* e decorei "Amor tudo que canto agora é para encantar você, se eu choro em alguma hora é só por não poder te ver")

Mais sobre? ACESSE! 

..............................................
Site
..............................................
Formspring
..............................................
Skoob
.............................................
Site do livro
.............................................
Comunidade do livro

39 comentários:

Carol Espilotro, disse...
19 de janeiro de 2011 05:41  

Meeeeeeeeeeu! Adorei a entrevista *o* As perguntas muito bem boladas e adorei as respostas da Paula. KUSHDKUSH Tudo bem Xará que você falou que o livro não é para mim, maaas.... estou com vontade de ler e você vai emprestar u_u QQQ Parabéns pela entrevista!

Beijos
World of Carol Espilotro

ɑɳiɳɦɑɑ √ii૮k. disse...
19 de janeiro de 2011 06:01  

Muito legal (:
É bom saber q os escritores brasileiro estão ganhando credibilidade =D
acc parceria?
Beju ;*
http://by-my-sefl.blogspot.com/

StrawK disse...
19 de janeiro de 2011 06:15  

Nossa, que belo blog você tem aqui! Estou seguindo. =D

Parabéns pela entrevista!

Mayara disse...
19 de janeiro de 2011 06:35  

Eu não li nenhum dos livros, mas parecem ótimos <3
Fora que a Paula parece uma autora muito fofa!!!!
Eu também adoraria que o livro virasse filme.
Adorei a entrevista :*

Thai disse...
19 de janeiro de 2011 06:36  

Ótima entrevista, ainda não li os livros dela; mas pretendo. Beijos.

openmindbook disse...
19 de janeiro de 2011 06:38  

ótima entrevista, adorei! Ainda não li os livros, mas estou louca para ler! Beijos!

Luiza Bertoncini disse...
19 de janeiro de 2011 07:06  

Liiinda a entrevista Carool! *__*
A Paula é uma super fofa! Assim como os livros dela hahahah =D
Adorei adorei
Eee aquela musica ali no fim *_* Linda!
Que venha FMF4!! <3
Beijocas!

João Paulo disse...
19 de janeiro de 2011 07:22  

quero muito ler os livros dela! mas nunca acho, sério! ou é precisa de procurar direito.

J.
-theeaterofbooks.blogspot.com

Angélica Roz disse...
19 de janeiro de 2011 07:27  

Oi Carol!! Parabéns pela entrevista! Adorei!! Sou louca por esse livro! Ele já está na minha lista de desejados! :) BJss!

Gabriela Morgante disse...
19 de janeiro de 2011 07:46  

Uau a entrevista ficou enorme! Mas juro que li todinha! rs
A Paula é super fofa!
E as suas perguntas foram super legais *-*

Amei Ameeei !

Parabéns Carol :D

Beijos,

Gabi
Mundo Platônico

Felipe Marques disse...
19 de janeiro de 2011 07:46  

parabéns pela entrevista Carol
gostei e o livro da autora vai pra listinha 2011 que não para de cresce
=]'

Adriana T disse...
19 de janeiro de 2011 07:52  

Muito boa entrevista, ainda não li nenhum livro da série mas já está na lista!
Bejos

Ana Carolina Nonato disse...
19 de janeiro de 2011 08:13  

Olá!

Só tinha ouvido (e lido) falar do livro, mas não uma entrevista com a autora! Me pareceu ser bem simpática, e está com moral, hein?

Abraços e sucesso!

Mariana Ribeiro disse...
19 de janeiro de 2011 08:14  

A Paula é uma fofa mesmo e felizmente tive a oportunidade de ler o livro FMF1 e ameiiiiii!!
Não vejo a hora de conferir a continuação.
Adorei a entrevista!
Bjos.


Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.

Bell Souza disse...
19 de janeiro de 2011 08:18  

Nossa, foi um super entrevista, com direito a detalhes da vida pessoal e tudo. muito bom.

Felipe Marques disse...
19 de janeiro de 2011 08:26  

tem selinho pra vc no meu blog
bjbj

Ju Oliveira disse...
19 de janeiro de 2011 09:21  

Caramba!!! Entrevista perfeita!!!
Quanto mais eu conheço a Paula, mais eu me encanto por ela.
Fazendo meu Filme foi o melhor livro que li em 2010. Não vejo a hora de ler o 2 e o 3.
Seu blog é maravilhoso!
Parabéns!!!
Bjus!

Ju Oliveira

Juliana Caroline disse...
19 de janeiro de 2011 09:38  

Amei a entrevista, muito bom!

Adorei o blog, to seguindo!

Oi Jaine,

Tem selinhos para ti lá no blog,

Beijokas.

Ju

http://caminhosdaimaginacao.blogspot.com/2011/01/mais-selinhos.html

Ju

http://caminhosdaimaginacao.blogspot.com/2011/01/mais-selinhos.html

Lu disse...
19 de janeiro de 2011 10:34  

Adoreiiii a entrevista. Cara, a Paula parece ser um amor de pessoa! Sinto orgulho do Brasil por ela, sério... Pra verem que não é só americano que sabe escrever livro!
Adorei suas perguntas tbm, bem coisas que eu perguntaria pra ela, rs. E parabéns pelo blog lindo!

Beijos.

Luiza - Express Coffee

Lu disse...
19 de janeiro de 2011 10:35  

Ah, e sobre o que você perguntou lá sobre o vira-vira da saraiva, eu já fiz o pedido mas ainda não chegou. Tipo, só o volume um de A Mediadora era quase 40 reais, e o vira-vira de dois era 20 O_O Mas vamos ver né, quando eu fizer o post de In My Mail Box eu mostro direitinho, rs. Beijão.

Luiza - Express Coffee

Lu disse...
20 de janeiro de 2011 02:14  

olá, a entrevista ficou mara, a Paula é super simpática, pessoalmente então... é uma amor de pessoa. ^^

parabéns pela entrevista, ^^)

beijos.

Eu disse...
20 de janeiro de 2011 03:32  

Oi, a entrevista ficou ótima... tenho muuuuita vontade de ler os livros dela, ainda não li nenhum...
Bjus
Gisele
http://dicasdelivrosefilmes.blogspot.com/

Amanda disse...
20 de janeiro de 2011 04:19  

Ahh a Paula é uma fofa *-*
Quero MUITO o livro dela :D

Paulatictic disse...
20 de janeiro de 2011 04:36  

Aí que legal! ADOREI!
Seu blog sempre inovando né?

PS: Tem selinho para você lá no blog!
beijos

ʆɛtíciɑ iɑucɦ รwiԲt disse...
20 de janeiro de 2011 06:12  

AAAH, adorei, adorei *---*
Se antes de "conhecer" a Paula eu já estava louca para ler FMF, agora então... *oo*
Parabéns pelas perguntas, Carol ^^ Muito bem feita\ \o/

Bjoos'
Lee Iauch - ϟ●•Giяl's•●ϟ

Camila Lemos disse...
20 de janeiro de 2011 06:29  

ADOREI a entrevista! :D
As perguntas estão ótimas e as respostas da Paula são muito boas também... Hahahsha
Ela parece ser uma fofa!
Estou louca para ler FMF, ele está na minha lista ha um tempão
Todos que leem falam que o livro é ótimo!
Parabéns pela entrevista Carol!

E tem selinho pra você lá no Blog :D
http://camilemos.blogspot.com/2011/01/selinho.html
Beijoo, beijo

Niii disse...
20 de janeiro de 2011 06:34  

Adoreiiiii a entrevista!
Muito simpática né!?
Gostei da imagens ao longo da entrevista tbém!
Muito bem Carolzita! hahha

bjss


Ni

Sora Seishin disse...
20 de janeiro de 2011 07:12  

Oi Caroline!!
Muito legal a entrevista, a Paula parece ser super legal. Ainda não li os livros dela, mas quero ler!
Beijos

Mayara disse...
20 de janeiro de 2011 09:46  

que suuuper legal!! eu sou doida pra ler esses livros dela *-*

vou te seguir, q tal parceria? :p

Karine Marinho disse...
20 de janeiro de 2011 10:53  

Adorei a entrevista, principalmente porque eu amo os livros da Paula! E ela é uma escritora que eu tive contato! :D Leia o mais rápido que conseguir os próximos! :D
Beijinhos,K.
Girl Spoiled

vanessa disse...
20 de janeiro de 2011 13:06  

Hey Carol (:
Adorei a entrevista garota! Adorei, adorei. Quero muito ler os livros dessa autora, parecem ser muito bons. Ela também parece ser toda fofa. Adorei.
Beijos, Vanessa.

Rafaelle disse...
20 de janeiro de 2011 15:09  

Adorei a entrevista, ainda não li a série, mas parece ser mto legal.

Glaucea Vaccari disse...
20 de janeiro de 2011 18:51  

Adorei a entrevista.
Muito bem boladas as perguntas e a Paula muito simpática *-*
Tô LOUCA pra ler Fazendo meu filme. Ainda não li nem o primeiro =/
Bjo

Luiz Silva disse...
21 de janeiro de 2011 01:26  

Que perguntas foram essas Carol?! Você foi tipo uma jornalista mesmo!!!!
Pelo jeito você foia fundo mesmo, pesquisando sobre os livros e sobre a Paula. Ficou excelente!!
Paula viciada em internet!! hahaha Igual euu!!
Algumas coisas eu já sabia, as respostas delas foram parecidas com as que ela deu na entrevista comigo!!
Adoreii mesmo carol, até a formatação do post ficou otima!!
Faça mais entrevistas, você tem talentoo!!


Abraço


Luiz Silva
blogueiroleitor.blogspot.com

Carol disse...
21 de janeiro de 2011 06:43  

Muito boa a entrevista!!! Desde que li os livros da série, estou acompanhando todas as entrevistas da Paula nos blogs e esta com certeza foi a melhor de todas!!!!

Paula Baiadori disse...
21 de janeiro de 2011 09:34  

Olá,
O agBook, da AlphaGraphics, publica livros sob demanda de forma fácil e totalmente gratuita. Para publicar, basta acessar www.agbook.com.br e efetuar seu cadastro.
O principal objetivo do agbook é apoiar novos escritores brasileiros e ainda oferecer todas as técnicas para que o autor não somente publique o seu livro como também o promova de maneira eficiente.
Coloco meus contatos à disposição para qualquer dúvida pbaiadori@alphagraphics.com.br
Abraços.

Andy disse...
21 de janeiro de 2011 14:48  

Adorei a entrevistas, bem diferente e divertida. Cada vez mais fico com vontade de ler os livros da Paula!

thaisa disse...
30 de janeiro de 2011 18:45  

Nossa amei a entrevista!!
as perguntas otimas
tudo que eu queria saber :D
Bjss

Fashion & Bella disse...
11 de janeiro de 2013 04:52  

Oie, estava procurando matérias sobre a Paula Pimenta e encontrei seu blog, AMEI de paixão o blog a entrevista rs. Parabéns!!! :)

te seguindo! bjinhus ^^

http://fashionebella.blogspot.com.br/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Caroline Juliane Bonifácio, nascida em 28 de junho de 1995 em Mogi das Cruzes-SP, 16 anos, solteira e canceriana.Viciada em YA books, tendo como primeiro livro Harry Potter e a pedra filosofal (aquele livro que mudou a minha vida, entende?)... Mais?

°Twitter °Facebook °Skoob

Contato: carolinejuliane111@hotmail.com

Comente&Participe

Autores Parceiros

Mare Soares Edição Independente Livro: Chantilly Skoob
Kamila Denlescki Editora: Novo Século Livro: Estrela Píer Skoob
Paula Pimenta Editora: Autêntica Livro: Fazendo meu filme Skoob
Markus Thayer Editora: Novo Século Livro: Hathor Skoob
Ana Paula Bergamasco  Editora: Todas as falas Livro: Apátrida Skoob

Ultimas Resenhas

Gossip Girl #1 - As delicias da fofoca| Autora: Cecily Von Ziegesar| 4 estrelas
Gone-Desaparecer| Autora: Lisa McMANN| 4 estrelas
Apátrida| Autora: Ana P. Bergamasco | 5 estrelas
Ocorreu um erro neste gadget

visualizações de página