[Filme vs. Livro #4] O menino do pijama listrado

28 de dez. de 2010 ·

Olá pessoal, hoje no Filme vs. Livro irei falar sobre O menino do pijama listrado, um livro escrito por John Boyne que fora adaptado para os cinemas a um tempo atrás...
Eu definitivamente me apaixonei pelo filme! Havia gostado bastante do livro, acompanhe a resenha aqui, porém agora devo dizer que o filme foi MUITO bem feito, e creio que este FVL #4 vai ser realmente interessante... 
Sinopse do livro: 
Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os Judeus. Também não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. "O Menino do Pijama Listrado" é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

Sinopse do Filme: Alemanha, 2ª Guerra Mundial. Bruno (Asa Butterfield), de 8 anos, é filho de um oficial nazista que assume um cargo em um campo de concentração. Isto faz com que sua família deixe Berlim e se mude para uma área desolada, onde não há muito o que fazer para uma criança de sua idade. Ao explorar o local ele conhece Shmuel (Jack Scanlon), um garoto aproximadamente de sua idade que sempre está com um pijama listrado e do outro lado de uma cerca eletrificada. Bruno passa a visitá-lo frequentemente, surgindo entre eles uma amizade.


1.Qual é o melhor? O filme ou o livro? 
Bem, há tempos que neste post eu defendo a causa do "os livros sempre são melhores", porém agora eu devo sem duvidas engolir a minha língua... O livro "O menino do pijama listrado" é realmente muito bom, como alguns de vocês viram na minha resenha. Porém é um livro um tanto cansativo, não cansativo, digamos assim que não é um livro para se "devorar", mas sim ir lendo aos pouquinhos.
É uma história meiga em que conhecemos muitos dos pensamentos do Bruno. Porém este é apenas uma criança de 8 anos não é? Seus pensamentos as vezes não são tão interessantes assim. E no filme não tinham estes pensamentos, este ponto de vista do Bruno, o que tornou o filme um pouco mais complexo, e sem duvidas mais emocionante. Admito não ter chorado no final do livro, porém no filme eu podia ver um pouco da reação de seus pais, o que deixou muito mais emocionante...Adorei o filme, e o achei melhor que o livro SIM. 
2. Coisas que eles não deveriam ter mudado no filme. 
HAHA', está pergunta finalmente será inútil para este filme, e eu verdadeiramente fico MUITO feliz, acho que é pelo fato do livro ser bem pequeno, então eles não precisavam minimizar nada para o filme, o que deixou a história totalmente completa! 
3. Grandes diferenças nas história: 
Como disse as histórias não são tão diferentes (devo fazer algumas mudanças neste questionário), porém o jeito delas serem contadas são. Como disse, o filme nos priva dos pensamentos de Bruno, do "apenas pensamentos de uma criança de 8 anos", o que faz nós entendermos bem mais rápido sobre o que está acontecendo na vida dele, torna o filme mais direto, mais emocionante e bem menos cansativo ... 
4. Ponto positivo do filme:   
Sem duvidas o ponto positivo, é o fato do livro ser direto, rápido e sem duvidas maravilhoso. No livro é complicado imaginar todo o cenário que Bruno nos descreve, já que tudo basicamente é ao ponto de vista de uma criança, e ela não entende muito o que estava acontecendo. Admito que tinha certas dificuldades de imaginar todos os cenários, o que no filme me ajudou muito, fora bem melhor ver fora da perspectiva de Bruno, ver fora da sua imaginação, que devo admitir pela primeira vez ficou bem melhor hehe'. 
5. Elenco e Personagens: 
Asa Butterfield como Bruno: owwn, ele é muito fofo *-* haha', eu adorei, o menino é idêntico a como eu imaginava o Bruno, com aqueles olhinhos curiosos, muito fofo, o ator está de parabéns! 
Jack Scanlon como Shmuel: Esse devo admitir que não é identico ao que eu imaginei, porém logo me acostumei e me apaixonei por aqueles olhinhos carentes... Bem para falar de atores mirins não tem como xingar não é? 
David Thewlis como pai de Bruno: HOOO Remus LUPIN ! Achou realmente que eu não iria lhe reconhecer com essa cara de mau e uniforme?? Aaaa ERROR! Devo admitir que quando imaginada o pai de Bruno eu não imaginada o Lupin, claro, rsrsrs Mas também me acostumei e adorei, ele é sem duvidas um ótimo ator, dentro e fora de Harry Potter *-*  
Conclusão: Assista O menino do Pijama listrado, é muito bom e chorante demaais ! D: o/ 

13 comentários:

Carol Espilotro, disse...
28 de dezembro de 2010 às 07:26  

Concordo com tudo que você falou no post (: O livro é um tanto cansativo, SIM. E o filme é lindo e apaixonante =)

-
Sou sincera sim em minhas resenhas, tem que ser! Por que man! Me decepcionei e muito com o livro :/


Beeeijos
Carol // www.carolespilotro.blogspot.com

Maah disse...
28 de dezembro de 2010 às 09:03  

Ainda não li o livro, só vi o filme. Mas ainda pretendo ler o livro.

Bjs
Maah - Nerd Leitora

Felipe Marques disse...
28 de dezembro de 2010 às 09:24  

Oii Carol ..
eu terminei de ler esse livro essa semana ..
ja postei a resenha e estou ancioso para ver o filme .. so n gostei do final .. qdo os soldados confudem o Bruno com os outros meninos Judeus .. tadinho né .. eu entraria em desespero la ..
bjbj te amu ..

=]'

Niii disse...
28 de dezembro de 2010 às 12:40  

O livro é lindo e emocionante!

Nunca vi o filme =x

Bjocas

Paulatictic disse...
28 de dezembro de 2010 às 14:32  

Suas postagens são ótimas! Adoro ler... Eu só assisti ao filme, uma pena, quero muito ler o livro. Mas vc disse que o filme é melhor, fiquei um pouco aliviada...rs...
beijos

Anônimo disse...
28 de dezembro de 2010 às 17:40  

Eu não tive coragem de ler o livro nem de ver filme, não sou muito fã de nada que se passe na segunda grande guerra!
Beijos!

Juh Oliveto disse...
28 de dezembro de 2010 às 19:38  

Nossa, sou LOUCA pra ler esse livro desde que lançou e confesso que torcia o nariz pra ideia de ver o filme antes de ler... Agora acho que vou repensar!

Sua comparação realmente me animou, adorei! *-*

Beijocas!
Juh Oliveto
Livros & Bolinhos ~

Anônimo disse...
29 de dezembro de 2010 às 10:38  

Todo mundo fala super bem desse filme, mas ainda não tive coragem de ver. Quanto livro...rs. Vou tirar da minha lista de futuras leituras! Bjo =)

Anônimo disse...
29 de dezembro de 2010 às 10:40  

Corrigindo ali que eu errei *Quanto ao livro. Mals...rs.

Luiz Silva disse...
29 de dezembro de 2010 às 12:43  

Nunca me interessei por essa temática de guerra porém isso mudou quando li A Menina que Roubava Livros. Nunca achei que um livro ambientado na segunda guerra pode-se me agradar tanto! Já tive curiosidade de ler esse livro há algum tempo atrás, porém sempre achei que ele seria um pouco cansativo, e pelo que voce disse, realmente é. Geralmente na adaptações os livros são melhores, sempre acchei isso, com apenas Querido John que fugiu desse padrão na minha opinião, com o filme sendo melhor.
Adorei o post, muito esclarecedor para quem pretende ler o livro e para quem vai assistir o filme (como eu! =D)

Abraço


Luiz Silva
blogueiroleitor.blogspot.com

Luiza Bertoncini disse...
29 de dezembro de 2010 às 20:34  

Bah, eu só vi metade do filme e chorei pra caramba, sério, achei muito triste :S Não tenho a minima coragem de ler o livro... ele ficaria sempre com marcas de lágrimas :S Maaas gostei muito do seu post, ficou ótimo :D
Beijocas!

Thais Okubaro disse...
30 de dezembro de 2010 às 15:13  

Esse filme foi um trauma pra mim! hahaha sério!
Eu estava passando o final de semana na casa da minha mãe, era domingo e estavamos sem fazer nada e decidimos ver esse filme pra ANIMAR o fim de semana. Animar quem? hahaha fiquei muito mal, depois passei a semana inteira pensando :(

Indiquei pra todo mundo na faculdade e todo mundo que viu ficou mto p da vida comigo porque o filme é triste hahahaha

Eu nunca li o livro, mas acredito que como você disse apesar de meio parado deve ser ótimo, pois a história é muito boa.

Gostei muito do post,
peace and light
Eliza

Anônimo disse...
13 de março de 2014 às 14:58  

Só corrigindo: o Bruno tem 9 anos, na verdade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Caroline Juliane Bonifácio, nascida em 28 de junho de 1995 em Mogi das Cruzes-SP, 16 anos, solteira e canceriana.Viciada em YA books, tendo como primeiro livro Harry Potter e a pedra filosofal (aquele livro que mudou a minha vida, entende?)... Mais?

°Twitter °Facebook °Skoob

Contato: carolinejuliane111@hotmail.com

Comente&Participe

Autores Parceiros

Mare Soares Edição Independente Livro: Chantilly Skoob
Kamila Denlescki Editora: Novo Século Livro: Estrela Píer Skoob
Paula Pimenta Editora: Autêntica Livro: Fazendo meu filme Skoob
Markus Thayer Editora: Novo Século Livro: Hathor Skoob
Ana Paula Bergamasco  Editora: Todas as falas Livro: Apátrida Skoob

Ultimas Resenhas

Gossip Girl #1 - As delicias da fofoca| Autora: Cecily Von Ziegesar| 4 estrelas
Gone-Desaparecer| Autora: Lisa McMANN| 4 estrelas
Apátrida| Autora: Ana P. Bergamasco | 5 estrelas

visualizações de página